terça-feira, 17 de dezembro de 2013

EDP e Furnas arrematam São Manoel (Fonte: Jornal da Energia)

"A EDP e a Eletrobras Furnas arremataram o projeto hidrelétrico de São Manuel (700MW), localizado entre os municípios de Jacareacanga/PA e Paranaíta/MT. A usina vendeu energia ao preço de R$83,49 MWh, o que representou um deságio de 22% em relação ao teto de R$107,00/MWh oferecido pelo governo.
As empresas formaram o Consórcio Terra Nova, com 67% de participação da portuguesa EDP e 33% de Frunas. O montante de energia vendido soma 421,7MW médios.
O contrato de concessão é de 35 anos, sendo que o empreendedor tem cinco anos para construir o projeto e entregar energia a partir de 2018.
O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, comemorou o resultado. “São Manuel reforça a nossa tese que a hidrelétrica é muito importante. Mesmo a eólica sendo barata, nos estamos contratando uma hidrelétrica bem mais baratas que a eólica”, disse o executivo, que acrescentou que a viabilização da usina mantém o ritmo do governo de conseguir viabilizar alguma hidrelétrica durante os certames."

Nenhum comentário:

Postar um comentário