sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

UNE cria grupo para apurar mortes de líderes estudantis (Fonte: O Estado de S.Paulo)

"Entidade instala hoje sua comissão da verdade; levantamento aponta 46 mortos e desaparecidos durante a ditadura, incluindo secundaristas
A União Nacional dos Estudan­tes (UNE) instala oficialmen­te, hoje, no Recife, a sua pró­pria comissão da verdade. Se­gundo o presidente da entida­de, Daniel Iliescu, ela vai inves­tigar inicialmente casos de di­rigentes estudantis mortos e desaparecidos no período da ditadura militar, entre 1964 e 1985. "Levantamentos prelimi­nares indicam que são 46 diri­gentes, incluindo universitá­rios e estudantes secundaris­tas", disse ele ao Estado.
A cerimônia de instalação da comissão deve ocorrer durante a abertura da reunião do Conse­lho Nacional de Entidades de Ba­se, na Universidade Federal de Pernambuco. O atual coordena­dor da Comissão Nacional da Verdade, o procurador da Repú­blica Cláudio Fonteles, deverá participar da cerimônia como convidado de honra.
Fonteles tem estimulado a for­mação de comissões setoriais em todo o País. Além de investi­gar e esclarecer os casos de mor­tos e desaparecidos, acredita o coordenador, essa rede nacional pode propiciar o surgimento de uma rede permanente de prote­ção da democracia no País.
"Essa rede deve ser perene, não pode terminar nunca e sei que a UNE será uma grande alia­da nesse sentido", disse Fonte­les em entrevista publicada on­tem no site da entidade de repre­sentação estudantil.
Documentos. Na mesma entre­vista ele defendeu que a docu­mentação reunida pela Comis­são Nacional da Verdade seja reu­nida num centro permanente de pesquisa sobre a democracia..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/18/une-cria-grupo-para-apurar-mortes-de-lideres-estudantis

Nenhum comentário:

Postar um comentário