sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Apesar de produzir menos, indústria gasta mais com salários (Fonte: Valor Econômico)

"A produção da indústria brasileira caiu entre janeiro e novembro do ano passado, mas a massa salarial e o rendimento médio dos trabalhadores cresceram no mesmo período, o que representa mais pressão sobre os custos do setor. "Essa pressão explicita uma das dimensões da baixa competitividade que temos ao enfrentar concorrentes internacionais", diz o gerente-executivo de política econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco.
Entre janeiro e novembro de 2012, as horas trabalhadas e o emprego, indicadores de atividade, caíram 1,5% e 0,2% respectivamente. Já a massa salarial real e o rendimento médio real, corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), cresceram 5% e 5,2%. Os dados são da pesquisa Indicadores Industriais, levantamento mensal da CNI.
No ano passado até novembro, o faturamento real da indústria brasileira acumulou alta de 2,8%, ante o mesmo período em 2011. Dos 19 setores da indústria de transformação pesquisados, 13 registraram aumento no faturamento real na mesma comparação. O melhor resultado foi registrado pelos segmentos de papel e celulose (30,5%) e máquinas e equipamentos elétricos (18,3%).
Entre os que registraram baixa no faturamento real, com correção da inflação, aparecem alimentos e bebidas, com queda de 1,1%, e o segmento de couro e calçados (2,5%).
Em relação ao indicador de horas trabalhadas, houve queda em 12 dos 19 setores da indústria de transformação pesquisados. A maior baixa foi registrada em materiais eletrônicos e de comunicação, de 10%. Em seguida, ficou o setor de equipamentos de transporte, exceto veículos automotores, com retração de 7,3% na quantidade de horas trabalhadas nos 11 primeiros meses de 2012 frente igual período de 2011..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/18/apesar-de-produzir-menos-industria-gasta-mais-com-salarios

Nenhum comentário:

Postar um comentário