sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Associações repudiam prêmio da Capes em parceria com a Vale (Fonte: Brasil de Fato)

"Representantes de associações acadêmicas enviaram uma carta para o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em repúdio à criação do “Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade”.
O prêmio é direcionado às teses e dissertações sobre temas ambientais e foi criado a partir de uma parceria entre a Capes, agência do Governo Federal, e a mineradora, considerada a pior empresa do mundo no âmbito dos direitos humanos e do meio ambiente.
“Afirmamos nossa preocupação com o fato de que a produção científica na área temática em questão venha a perder em substância e qualidade com a transformação de um de seus próprios objetos de estudo”, diz trecho da carta, que é assinada pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) e pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA).
Com cerca de 25 mil votos, a Vale foi eleita a pior empresa do mundo pelo "Public Eye People´s” em 2012. Condições desumanas de trabalho, pilhagem do patrimônio público e exploração da natureza estão entre as denúncias que elegeram a mineradora. A premiação foi organizada pelas ONGs Greenpeace e Declaração de Berna.  A empresa também responde a 111 processos judiciais e 151 administrativos, além de ser considerada campeã de multa pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)..."


Íntegra disponível em: http://www.brasildefato.com.br/node/11598

Nenhum comentário:

Postar um comentário