sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Oi e TIM preparam rede única para 4G (Fonte: Valor)


"A TIM e a Oi decidiram construir uma única rede para explorar o serviço de quarta geração de serviços móveis (4G) no país. O modelo é inédito do ponto de vista de engenharia de rede. Pela primeira vez no mercado brasileiro, duas operadoras de telefonia concorrentes se unem para operar uma só rede, sobre a qual as duas terão acesso, num modelo que vai além do compartilhamento da infraestrutura.
Com essa aliança, estima-se que as operadoras terão economia de 40% a 60% do custo combinado para implantar a tecnologia Long Term Evolution (LTE), de 4G, além de somar a quantidade de espectro, o que dá vantagem competitiva em relação às operadoras que mantiverem a operação individual. Isso porque a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabelece um teto para a quantidade de espectro de cada uma.
De acordo com estudo da Tendências Consultoria, entre 2011 e 2015, as teles desembolsarão R$ 72,9 bilhões em telecomunicações no Brasil, o que inclui 4G. Por isso, a divisão dos custos entre concorrentes é vantajosa.
Além do investimento, a decisão das teles levou em conta o prazo que a Anatel estabeleceu ao setor para implantação da rede 4G. O serviço deve estar pronto em abril, a tempo de ser testado e estar em funcionamento pleno nas cidades-sede da Copa das Confederações, que será realizada em junho (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador). Segundo apurou o Valor, a TIM e a Oi dividiram o número de cidades, e cada uma implantará a rede nas localidades que assumiu. Fornecedores garantiram ao Valor que após a aprovação dos testes, a implantação ocorrerá no prazo de 15 a 45 dias. Portanto, sem atraso...."


Íntegra disponível em http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/18/oi-e-tim-preparam-rede-unica-para-4g

Nenhum comentário:

Postar um comentário