sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

E a Abobrinha de Ouro do mundo corporativo vai para... (Fonte: Valor Econômico)

"O mercado de papo furado conhece apenas uma direção: ele nunca cai, apenas sobe. Não é surpresa, portanto, que 2012 tenha se revelado mais um ano recorde de clichês, eufemismos, estupidez e contrassensos. Há tantos prêmios a outorgar em minha mais recente premiação Abobrinha de Ouro que vou cortar meu preâmbulo usual e ir direto ao assunto.
A grande notícia é que decidi complementar os prêmios com o ECO, Executivo Campeão do Obscurecimento, destinado aos grandes executivos-chefes. Quando imaginei o prêmio há alguns meses, o havia reservado para Angela Ahrendts, por ter escrito em seu relatório: "No canal do atacado, a Burberry saiu de portas não alinhadas com o status da marca e investiu na apresentação, tanto por meio de coleções aprimoradas, como de lojas personalizadas".
Agora, infelizmente, sou obrigada a tirá-lo dela para cedê-lo a John Chambers. Em dezembro, ele enviou e-mail aos funcionários da Cisco iniciado com "Equipe" e encerrado com: "Vamos acordar o mundo e levar o planeta para um pouco mais perto do futuro". Chambers supera Ahrendts porque criou uma mistura de arrogância sublime e sentimentalismo barato a partir de palavras curtas e familiares. É um ECO bem merecido.
Percebo que isso talvez desaponte a chefe da Burberry, portanto, vou colocá-la em uma nova categoria: a Gongo para Portas. Tinha certeza que ela levaria este por seus esforços fora de série em fingir que sua empresa vende portas, quando na realidade produz casacos caríssimos. Nos últimos dias do ano, contudo, descobri uma empresa chamada Record, que realmente fabrica portas de alumínio, mas escolheu descrever seus serviços como uma fornecedora de "soluções para entradas..."


Íntegra disponível em: http://www.valor.com.br/carreira/2967818/e-abobrinha-de-ouro-do-mundo-corporativo-vai-para

Nenhum comentário:

Postar um comentário