sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

UFMG é criticada por barrar candidato com turbante em vestibular (Fonte: Minas Livre)

"O estudante que foi barrado ao chegar para fazer provas de segunda etapa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), devido ao uso de um turbante, levantou polêmica sobre o conflito da religião e das leis civis, em Belo Horizonte. O candidato ao curso de música, Heitor Correa, teve que optar entre desistir do vestibular ou tirar a peça (que compõe o traje da religião sikh dharma) e fazer prova em uma sala separada. Diante da situação, ele preferiu abrir mão do turbante e prosseguir no concurso.
Em carta aberta à coordenação do vestibular da UFMG, uma praticante da religião, identificada como Gursangat K Khalsa, afirma que o candidato foi coagido, insultado, além de passar por constrangimento. “Onde está a diversidade. Onde está a liberdade, os direitos humanos, religiosos?”, questiona.
Para a religiosa, o ocorrido revelou “ignorância” e “rigidez” da direção do concurso, que justificou a intervenção com o trecho do edital que impede o uso de bonés, chapéus e semelhantes. “Um turbante, um yamulke (usados pelos judeus), um hábito usado pelas freiras católicas, não deveriam ser, nem de perto, confundidos com bonés! Não somos uma Universidade procurada pelos asiáticos e árabes, como são as universidades americanas e europeias. Portanto, falta-nos a devida exposição que nos educa para a diversidade”, disse Gursangat K Khalsa na carta.
A UFMG informou que, pela regra do edital, o candidato deveria ter sido eliminado do concurso, uma vez que se apresentou com uma peça semelhante a chapéu, o que não é permitido. No entanto, a direção considerou a questão e ofereceu a oportunidade de o estudante fazer a prova sem turbante, em sala separada. Ainda segundo a universidade, a regra é para impedir o uso de aparelhos eletrônicos, que podem ser escondidos nesses acessórios..."



Íntegra disponível em: http://www.minaslivre.com.br/ultimas-noticias/4233-ufmg-e-criticada-por-barrar-candidato-com-turbante-em-vestibular

Nenhum comentário:

Postar um comentário