quinta-feira, 1 de março de 2012

Petrobras assume controle de termelétricas da Bertin na Bahia (Fonte: Jornal da Energia)

"A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta semana a transferência do controle societário de duas termelétricas para as mãos da Petrobras. Ambos os projetos ficam no pólo industrial de Camaçari, na Bahia.

A usina de Camaçari Muricy I, com 151,7MW de potência instalada, tinha como acionista principal o Fundo de Investimentos em Participações MDC I, com 51%. Já a UTE Arembepe Energia, com 150MW, era 70% da Nova Cibe Energia. Tanto a MDC I quanto a Nova Cibe possuem participação acionária do Grupo Bertin, que enfrentou recentemente dificuldades em suas operações no setor elétrico.

Segundo as explicações enviadas pelas empresas à Aneel, ambas companhias aprovaram em assembleia um aumento de capital necessário à quitação de parcelas de amortização de financiamento junto ao Banco Santander. Caso não cumprida a medida, as térmicas veriam o empréstimo obtido vencer todo de uma vez e de forma antecipada.

Posteriormente à aprovação do aumento de capital, porém, os sócios da Petrobras decidiram não entrar com os novos aportes. A estatal, “tendo em vista os elevados riscos financeiros decorrentes do inadimplemento do referido financiamento”, decidiu realizar sozinha o aumento de capital.

A Petrobras já havia tido outros problemas com o Grupo Bertin, como quando, no ano passado, decidiu romper contratos de fornecimento de gás fechados com empreendimentos do parceiro. Na época, apurou-se que o movimento foi uma espécie de retaliação pelo atraso das usinas, que ainda não apresentavam sinais de que iam sair do papel - mesmo após a petroleira ter feito fortes investimentos em estrutura para cumprir sua parte nos acordos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário