sexta-feira, 9 de março de 2012

Leilão de transmissão terá 14 empresas e consórcios na disputa (Fonte : Jornal da Energia)

"O leilão de transmissão desta sexta-feira (9/3) será disputado por 14 players, entre empresas isoladas e consórcios. Na lista divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), chama a atenção o surgimento da chinesa State Grid como parceria da estatal paranaense Copel. Isso porque no último certame, no final do ano passado, os orientais haviam disputado junto a Furnas - e a subsidiária da Eletrobras apostava em um longo trabalho em conjunto com a companhia.
A associação entre Copel e State Grid se dá no consórcio Guaraciaba e no consórcio Sino-Copeliano, sendo que em ambos os chineses são líderes, com 51%, enquanto os paranaenses terão os 49% restantes. Já Furnas, sem o aliado oriental, se inscreveu sozinha para a disputa.
Outro grupo que se destaca entre os cadastrados é consórcio Transmissão Teles Pires, formado por Eletronorte (27%), Chesf (22%), Cteep (25,5%) e Taesa (25,5%). Enquanto as duas primeiras são empresas do Grupo Eletrobras, a Cteep é a maior transmissora privada do País e a Taesa é controlada pela Cemig, que tem investido pesado e chegou a comprar ativos da Abengoa no setor por R$1 bilhão no ano passado.
Outras companhias que estarão no leilão são a própria Abengoa e outras espanholas, como Elecnor e Isolux. A Alupar participará sozinha e em um consórcio com Furnas e Eletrosul. Bimetal Energia, Engeglobal, Celg, FR Incorporadora e Neoenergia também estarão no certame, que começa às 10h na sede da BM&FBovespa, em São Paulo.
A licitação envolverá cinco lotes, com oito linhas de transmissão que somam 1.709 quilômetros e investimentos estimados em R$2,9 bilhões. Os lotes A e B consistem no sistema que vai escoar a energia gerada pelas hidrelétricas previstas para a bacia do rio Teles Pires e devem atrair a maior concorrência, até pelo maior porte dos empreendimentos. Juntas, as estruturas somam 1,6 mil km."

Nenhum comentário:

Postar um comentário