sexta-feira, 9 de março de 2012

Comissão da Anistia homenageia mulheres com filmes e sessão de julgamento (Fonte: Agência Brasil)

"São Paulo - Para homenagear as mulheres que resistiram à ditadura militar, a Comissão da Anistia promove hoje (8) e amanhã (9) um evento especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
“A comissão resolveu fazer essa atividade especial em homenagem às mulheres que foram perseguidas durante a ditadura militar”, disse Paulo Abrão, presidente da Comissão de Anistia.
A homenagem, segundo Abrão, será feita em duas etapas. A primeira delas ocorre na noite de hoje na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, com o pré-lançamento do documentário Repare Bem, dirigido pela atriz e cineasta portuguesa Maria de Medeiros e que é parte do projeto Marcas da Memória, do Ministério da Justiça.
“É um filme dirigido pela cineasta portuguesa Maria de Medeiros e que conta a história de três gerações de mulheres que foram perseguidas durante a ditadura: a mãe, Ercanación Lopes, a filha Denise Crispim e a neta, Eduarda Crispim. A Denise foi esposa do Bacuri (Eduardo Leite), que foi morto durante a ditadura militar. A Denise estava grávida e a Eduarda não conheceu o pai”, contou Abrão.
Já amanhã ocorrerá uma sessão de julgamento de sete mulheres que foram perseguidas políticas: Maria Niedja de Oliveira, Maria Nadja Leite de Oliveira, Maria Angélica Santos Bacellar, Gilda Fioravanti da Silva, Ida Schrage, Hilda Alencar Gil e Darci Toshiko Miyaki.
..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário