sexta-feira, 9 de março de 2012

Eletronuclear ainda reavalia segurança das usinas de Angra (Fonte: Jornal da energia)

"A Eletrobras Eletronuclear, responsável pela construção e operação das usinas atômicas brasileiras, deve terminar ainda neste mês um relatório de reavaliação de segurança das plantas da Angra 1 e Angra 2, instaladas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O documento é uma solicitação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e seguirá especificações de organismos reguladores europeus.
Segundo comunicado divulgado pela Eletronuclear, também está em andamento um levantamento sobre Angra 3, que tem previsão de estar pronto em junho. As análises passarão ainda por especialistas do Foro Iberoamericano de Organismos Reguladores Nucleares, que ainda se debruçará sobre material enviado por outros operadores nucleares de países íbero-americanos.
A Eletronuclear começou a elaboração dos documentos após o terremoto e o tsunami que ocorreram no Japão em março passado e afetaram a usina nuclear de Fukushima, que registrou explosões e vazamentos de radioatividade. Pouco após o acidente, a estatal criou um comitê gerencial a fim de elaborar um plano de ações para reavaliar a segurança das usinas brasileiras.
O Plano de Resposta a Fukushima da Eletronuclear engloba 30 estudos e 28 projetos, a serem desenvolvidos no período de 2011 a 2015, com investimentos estimados em cerca de R$ 300 milhões."

Nenhum comentário:

Postar um comentário