quarta-feira, 24 de abril de 2013

Venezuela impõe militarização ao sistema elétrico (Fonte: O Estado de S.Paulo)

"Para evitar "sabotagens", governo de Nicolás Maduro declara ainda um "estado de emergência" no setor, previsto para durar 90 dias
O governo da Venezuela impôs ontem a militarização do sistema elétrico do país, manobra anunciada pelo presidente Nicolás Maduro em seu discurso de posse, na sexta-feira. Simultaneamente, Caracas decretou "estado de emergência" no setor por 90 dias, com o objetivo de "estabilizar" a rede interna de abastecimento de energia. As medidas, anunciadas pelo vice-presidente, Jorge Arreaza, foram publicadas na Gazeta Oficial venezuelana.
""Vamos militarizar - essa é a palavra - todas essas instalações elétricas que, além disso, passam a ser zonas de segurança para se resguardar é evitar todo tipo de ação de sabotagem", afirmou o vice-presidente, genro de Hugo Chávez.
Segundo Arreaza, nos últimos dias, as autoridades venezuelanas detiveram funcionários do setor - "alguns gerentes que foram substituídos e outros que foram investigados, uma pequena minoria" - por atos de sabotagem na rede elétrica.
O vice-presidente afirmou que "o estado de emergência do sistema e (do) serviço elétrico (...) e de grande importância".
"É o marco que nos permite tomar medidas indispensáveis para estabilizar o sistema elétrico da Venezuela", afirmou..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário