segunda-feira, 1 de abril de 2013

Porto desaba e seis estão desaparecidos (Fonte: Correio Braziliense)

"Acidente às margens do Rio Amazonas aconteceu em uma área explorada pela mineradora Anglo American. Bombeiros retomam hoje as buscas pelas vítimas
O desabamento de um porto particular em Santana (AP), a 20km de Macapá, deixou seis trabalhadores desaparecidos no Rio Amazonas. O acidente aconteceu na madrugada de ontem em uma área explorada pela mineradora Anglo American. De acordo com a empresa responsável pelo sistema portuário, uma grande onda teria provocado o acidente, mas testemunhas dizem ter sido o contrário — quando a estrutura desabou, o movimento da água aumentou e diversos barcos e navios ancorados no local afundaram. Do porto, saem carregamentos de ferro e manganês exportados para países como China e Estados Unidos.
Os bombeiros iniciaram as buscas pelos trabalhadores desaparecidos ainda na madrugada de ontem, mas os trabalhos foram suspensos após 18 horas consecutivas. O major Roberto Nery, do Corpo de Bombeiros do Amapá, informou que as equipes de mergulhadores enfrentam uma grande dificuldade em encontrar as vítimas devido à falta de visibilidade. Segundo os militares, a profundidade é superior a 20m e as águas são bem turvas. Na avaliação do major, os funcionários provavelmente estão soterrados. As buscas serão retomadas a partir das 5h de hoje.
A Polícia Civil do Amapá já começou a investigar o acidente, mas as versões são contraditórias. Sobreviventes e familiares dos desaparecidos contam que os trabalhadores foram arrastados após um barranco desabar, levando as instalações e equipamentos. Segundo eles, tudo ocorreu por volta de 0h30 de ontem.
Em nota, no entanto, a Anglo American informou que cerca “de meia-noite desta quinta-feira ocorreu desmoronamento de parte do terreno onde se localiza o píer flutuante utilizado na atracação de navios que embarcam minério de ferro. As causas do desmoronamento ainda estão sendo investigadas — informações iniciais atribuem o acidente a uma massa de água anormalmente grande que se moveu pelo braço do rio, pois outros portos localizados na região também foram afetados. Veículos e equipamentos em operação foram tragados para dentro do rio”. A Marinha também abriu um inquérito para apurar as causas do acidente..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário