segunda-feira, 1 de abril de 2013

País desperdiça energia do lixo (Fonte: Gazeta do Povo)

"Uma projeção da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) indica que o Brasil tem potencial para, no ano de 2039, atingir a produção de 282 megawatts (MW) de energia a partir do lixo orgânico. Além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE), a iniciativa é mais uma fonte de energia renovável, suficiente para abastecer uma população de 1,5 milhão de pessoas. O desafio atual é implantar os projetos para tornar realidade esse cenário. Hoje, de 23 aterros com ações de aproveitamento energético cadastradas, apenas dois estão comercializando a produção.
A estimativa feita pela Abrelpe levou em conta apenas aterros que preveem o aproveitamento energético do biogás e que estão cadastrados na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Há ainda outras 23 unidades com registro de queima de biogás, sem geração de energia, totalizando 46 projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo registrados pelo Brasil. Todos os dados constam do Atlas Brasileiro de Emissões de GEE e Potencial Energético na Destinação de Resíduos Sólidos, da Abrelpe.
O Paraná tem apenas um projeto de aterro com aproveitamento energético, que ainda está em fase de validação. É o aterro sanitário da Estre Ambiental, em Fazenda Rio Grande, que está recebendo o lixo gerado em Curitiba e região metropolitana desde 2010. Mas, como a geração de gás metano é muito baixa nos anos iniciais de um aterro, a primeira ação será apenas a queima desse insumo, o que é benéfico para o meio ambiente já que é bastante poluente.
Este é o único projeto do tipo na Região Sul, segundo o estudo da Abrelpe. A maioria das iniciativas está no Sudeste – 16, das quais nove em São Paulo. Dessas, os aterros de São João e de Bandeirantes já produziram 1,2 milhão de MW/hora desde janeiro de 2004..."

Íntegra: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário