sexta-feira, 8 de março de 2013

Distribuidoras terão crédito de emergência (Fonte: Valor)

"O governo vai financiar 80% do rombo de mais de R$ 2,2 bilhões provocado pelo acionamento das usinas térmicas no fluxo de caixa das distribuidoras elétricas. Isso permitirá que os gastos bilionários com o uso da energia térmica sejam repassados de forma mais suave para o consumidor final. Estimativas do mercado indicam pressão adicional de sete pontos percentuais nos próximos reajustes das distribuidoras apenas por causa das térmicas.
As distribuidoras vão receber empréstimos, por meio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que serão corrigidos pela TJLP mais um spread. Como os recursos na CDE são insuficientes, o Tesouro deverá capitalizar o fundo. O Ministério de Minas e Energia deve divulgar hoje decreto para socorrer as distribuidoras. Na próxima terça-feira as distribuidoras terão de pagar uma conta de R$ 1,5 bilhão pelo uso das térmicas em janeiro. O governo prevê que, até lá, os empréstimos já tenham entrado no caixa das distribuidoras.
O Ministério de Minas e Energia (MME) anuncia hoje a concessão de um empréstimo emergencial para as distribuidoras de energia elétrica, o que permitirá que os gastos bilionários com a geração de energia térmica sejam repassados de forma mais suave para a conta de luz dos brasileiros. Segundo fontes do setor, o decreto do Ministério de Minas e Energia já foi aprovado pela presidente Dilma Rousseff e, muito provavelmente, será publicado hoje..."

Fonte: Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário