sexta-feira, 8 de março de 2013

Ajuda a elétricas deve impulsionar ações (Fonte: Valor)


"Depois de meses de marasmo, parece que a Bovespa resolveu tirar todo o atraso em relação às demais bolsas internacionais nesta semana. Na quarta-feira, a "culpada" foi Petrobras e seu reajuste de 5% no óleo diesel. Ontem, as "empresas X" deram sequência à festa, depois que Eike Batista surpreendeu e anunciou uma parceria estratégica com o BTG Pactual, de André Esteves. Será que a festa acaba hoje? Tudo indica que não. As eleitas para "bombar" deverão ser as companhias de energia elétrica.
A alta de alguns papéis do setor chamou atenção a partir do meio da tarde de ontem. Eletropaulo PN (9,68%), Eletrobras ON (7,20%), Light ON (5,83%) e Cemig PN (5,40%), ficaram atrás apenas das "empresas X". Conforme apurou o Valor, circularam fortes rumores de que o governo deve anunciar nesta sexta-feira a ajuda financeira para as distribuidoras de energia, com objetivo de tapar o rombo deixado pelo uso intenso de termelétricas - fonte mais cara do que as hidrelétricas, que foram poupadas devido ao baixo nível das represas
As atenções do mercado também recairão sobre a divulgação da inflação medida pelo IPCA em fevereiro e sobre dado de geração de emprego nos Estados Unidos, conhecido como "payroll".
Ontem, o cenário externo foi positivo, mas influenciou pouco a bolsa brasileira. O destaque foram as reuniões do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE), que mantiveram suas políticas monetárias inalteradas. No cenário macro interno, a produção industrial surpreendeu os economistas, com avanço de 2,5% em janeiro, ante a expectativa de 1,8%. E o Copom deu o sinal de que pode iniciar o ciclo de aperto monetário em algum momento neste ano."

Fonte: Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário