sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Reserva de energia está superestimada, diz Veiga (Fonte: Valor Econômico)

"Enquanto o governo federal afirma oficialmente que não há risco de escassez de oferta de energia, o consultor Mario Veiga, diretor da PSR, diz que existe um risco de pelo menos 9% de que seja necessário decretar um racionamento de energia elétrica no Brasil em maio deste ano. Veiga é uma das maiores autoridades do setor elétrico brasileiro e especialista de confiança da presidente Dilma Rousseff. Ele ajudou o governo na regulamentação para renovação das concessões e também foi contratado pelo governo de Fernando Henrique Cardoso durante a crise de 2001.
Entre as preocupações de Veiga, e que acende uma luz amarela extra, está a baixa eficiência do sistema. Nos seus cálculos, a energia realmente garantida no país é menor do que o estimado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que em 2012 indicava uma folga de 2.500 MW médios de oferta. Esse volume equivale a mais da metade da energia assegurada de Belo Monte, que está sendo construída no rio Xingu. O especialista acredita que não existe essa sobra.
Nas simulações feitas pela equipe de Veiga, usando a mesma metodologia usada pelo governo, os reservatórios das hidrelétricas chegaram ao fim de novembro com 55% de armazenamento em média. Mas na operação real, que só é possível enxergar "a posteriori", os reservatórios alcançaram o nível médio de 33%. As razões para a diferença encontrada ainda estão sendo investigadas pelo consultor.
Ele, no entanto, já trabalha com pelo menos dois motivos: restrições na transmissão de energia e uma ineficiência estimada de 11% na operação das hidrelétricas. "É como se, para gerar 1 megawatt-hora (MWh), fosse preciso gastar 11% a mais de água do que os modelos oficiais indicam", explica Mario Veiga. "Temos um reforço de transmissão para a região Nordeste que está cronicamente atrasado. Ele só vai entrar em operação em 2015", complementa..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/11/reserva-de-energia-esta-superestimada-diz-veiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário