sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Chuva volta e anima governo (Fonte: Correio Braziliense)

"O governo está convencido de que a volta das chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste, onde estão as hidrelétricas que fornecem 70% da energia que abastece o país, afastou por completo o risco de racionamento. A avaliação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, é de que houve excessos nos alertas dos especialistas, já que a estrutura do sistema energético brasileiro está preparada de forma robusta para tempos de escassez de água, como agora. Os reservatórios estão, em média, com menos de 30% da capacidade, mas, para suprir a demanda, as usinas térmicas estão operando a todo vapor.
Segundo técnicos do governo, a tendência é de as chuvas caírem de forma mais regular no estado de Minas Gerais, que concentra as principais bacias hidrográficas que irrigam as hidrelétricas de Furnas e de Itaipu. Se confirmado esse quadro, mesmo com o forte aumento do consumo, por causa do calor excessivo, é possível que, a partir de abril, o país possa desligar parte das térmicas que geram energia mais cara e poderiam, em caso extremo, comprometer a promessa da presidente Dilma Rousseff de conceder, a partir do próximo mês, desconto médio de 20,2% na conta de luz.
A quinta-feira foi de comemoração no Balneário Escarpas do Lago, no município de Capitólio, no lago de Furnas. Depois de um dia e meio de chuva fina, houve recuperação de 15 centímetros na altura da água. Mesmo assim, na avaliação de quem trabalha com a atividade turística na represa, vai levar cerca de dois anos para que o lago atinja o seu nível máximo. Enquanto uma recuperação mínima não acontece, os prejuízos na atividade turística vão sendo contabilizados até mesmo nos locais mais próximos à usina e ao leito do rio Grande, onde o volume de água é maior..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/11/chuva-volta-e-anima-governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário