segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Tractebel vai "olhar" usinas (Fonte: Valor)


"O diretor de relações com investidores da Tractebel, maior grupo privado de geração de energia elétrica do país, Eduardo Sattamini, afirmou que o grupo vai "olhar" as hidrelétricas mais antigas caso as concessões dessas usinas não sejam renovadas. Se isso acontecer, as hidrelétricas voltarão para a União, que irá levá-las a leilão.
Sattamini ponderou que não foram definidos ainda os termos que vão reger os novos contratos de concessão dessas hidrelétricas, mas que o "assunto começou a ser discutido". Há a expectativa de que os reguladores incluam nas tarifas das usinas antigas uma "taxa de gestão" para remunerar as concessionárias pela operação dos ativos. Inicialmente, o governo afirmou que a tarifa só iria cobrir custos de operação e manutenção (O&M). Mas ninguém sabe ainda qual será essa "taxa de gestão", disse o diretor da Tractebel. A empresa não possui contratos de concessões prestes a vencer e, portanto, não será afetada pela medida.
A Cemig, companhia energética de Minas Gerais, não solicitou a prorrogação de três hidrelétricas, garantindo, assim, o seu direito de explorá-las até o fim legal dos contratos, que vencem em 2013, 2015 e 2016. A estatal mineira acredita que teria direito à renovação automática dessas concessões, mas há dúvidas se ela conseguirá valer-se desse argumento na Justiça.
Sobre a aquisição pela Tractebel da participação de 60% da GDF Suez, a sua controladora, na hidrelétrica de Jirau, o analista do Itaú BBA, Marcos Severine, acredita que a operação pode ser adiada para julho de 2013."

Extraído de https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/10/29/tractebel-vai-olhar-usinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário