segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Saneamento ausente (Fonte: Correio Braziliense)


"A criação de uma estrutura adequada de saneamento básico para as cidades do Entorno é uma das maiores preocupações da Agência Nacional de Águas (ANA). Segundo o gerente de Planos de Recursos Hídricos da entidade, José Luiz Zoby, a ocupação desordenada em Águas Lindas de Goiás, além de ameaçar o Reservatório do Descoberto, principal fonte de abastecimento do Distrito Federal, impõe sérios riscos a alternativas futuras, como o reservatório da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV.
“O Distrito Federal apresenta um sistema de saneamento básico de altíssimo nível, mas isso não basta”, alerta. “As cidades do Entorno formam um risco real para a qualidade da água usada no Distrito Federal. Há efluentes de esgoto não tratado, originados em Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto indo para os reservatórios, que abastecem ou abastecerão Brasília.”
Essas ameaças foram discutidas durante encontro Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, realizado na última terça-feira em Uberlândia. Os rios Descoberto e Corumbá integram a Bacia do Paraná, a segunda maior do país, com 200 mil quilômetros quadrados de área. O Paranaíba, afluente do Paraná, atravessa, além do Distrito Federal, os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário