segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ministro descarta 'gargalo' no setor elétrico (Fonte: Valor)


"A demora na sinalização do governo para a renovação de contratos de concessão no setor elétrico não desestimulou investimentos no setor, o que poderia ter provocado a sequência de blecautes registrada no país nas últimas semanas. A afirmação foi feita pelo ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, ao falar sobre o apagão que atingiu Tocantins, Pará e nove Estados do Nordeste na madrugada de sexta-feira. A região ficou sem energia elétrica durante cerca de quatro horas. 
Segundo o ministro, o Brasil "nunca" passou por um momento com tanto investimento no setor elétrico. "O sistema não opera com gargalos", afirmou. Zimmermann disse que a decisão do governo de prorrogar os contratos de concessão que vencem a partir de 2015, pela Medida Provisória 579, atendeu a pleito das concessionárias do setor. 
Sobre o relatório que aponta a obsolescência de equipamentos das empresas do sistema Eletrobras, Zimmermann afirmou que essa é uma "avaliação pontual" e que é comum o grupo estatal ser apontado como responsável nessas situações, porque representa 90% do sistema de transmissão. "Para citar um exemplo, Furnas tem um programa de modernização que investirá R$ 1,1 bilhão em dois anos." 
Em relação a possível risco de queda do abastecimento de energia durante a Copa do Mundo de 2014, o ministro disse que não haverá problemas. "Tenho certeza que o Brasil terá durante esse evento a oportunidade de mostrar a qualidade do seu sistema..."

Íntegra disponível em http://inforlegis.blogspot.com.br/2012/10/ministro-descarta-gargalo-no-setor.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário