segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Energia muda a vida da Ilha das Araras (PA) (Fonte: PAC)


"Há cerca de seis meses, a vida da comunidade ribeirinha na Ilha das Araras, no Pará, era bem diferente. Lampiões, velas e depois das 18h, não era possível trabalhar mais por causa da escuridão. De lá pra cá, muita coisa mudou. As famílias, que vivem principalmente da pesca do camarão, conseguem trabalhar por mais tempo devido à chegada da luz elétrica, por meio do programa Luz para Todos, e aumentaram sua produção e renda. O produto agora pode ser refrigerado, assim como os remédios e vacinas do posto de saúde local.
Levar a energia para comunidades de difícil acesso como a da Ilha das Araras não é tarefa fácil, mas, segundo o Ministério de Minas e Energia, a meta do programa até 2014 é fazer isso para mais 10.500 famílias que moram nessas condições só no Pará e para 30 mil em todo o País.
No caso da ilha, foi necessário desenvolver um sistema híbrido, composto por energia eólica, solar e gerador a diesel, que alimentam a região junto a uma usina fotovoltáica. O empreendimento custou R$ 2 milhões.
No infográfico abaixo, você entende em detalhes como funciona esse sistema. Acima, é possível conferir a realidade das famílias que foram beneficiadas e já usufruem de mais qualidade de vida."



Nenhum comentário:

Postar um comentário