sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Seminário inicia debate sobre sustentabilidade e administração pública (Fonte: TRT/PR)


"Curitiba, 25 de outubro de 2012 – Começou nesta quinta-feira (25) o Seminário “Compras Públicas Sustentáveis" no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). O evento vai até esta sexta-feira, 26. Um dos assuntos tratados neste primeiro dia foi o cuidado que a administração pública deve ter para não cair em “armadilhas” sustentáveis. Foi o que advertiu Fabiano Sobreira, arquiteto e urbanista da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, durante a palestra “Arquitetura e sustentabilidade – os riscos da onda verde”.
Segundo ele, o primeiro e mais importante passo para uma administração pública realmente sustentável é a qualidade dos projetos. Sobreira explica que selos de certificação ambiental e lobby de empresas muitas vezes se preocupam demais com detalhes que exercem pouca influência no meio ambiente.
“É mais fácil fazer propaganda com sistemas que têm menor impacto ambiental como captação de água do que com projetos inteiros. Não podemos assimilar às cegas selos que não levam em conta o contexto local”, diz. Ele cita o exemplo da instalação de estações-tubo para ônibus, características de Curitiba, em locais de clima muito mais quente como Belém-PA.
A preocupação com a articulação urbana também deve ser um dos nortes da administração pública, sugere o arquiteto. “De nada vale um ‘edifício inteligente’ a 20km do centro da cidade, sem integração com a rede de transporte público”, exemplifica.
O Seminário – A manhã desta quinta-feira também contou com a palestra “Sustentabilidade: O impacto do consumo”, ministrada pela analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Vana Tércia Freitas. Na sequência, foi composto painel com a participação do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Romilson Pereira e do próprio Fabiano Sobreira.
A programação do segundo dia de Seminário será composta pelas apresentações dos representantes da Divisão de Equipamentos de Microinformática da USP, Edson Kenji Kanashiro e Adonai Adonno; do diretor Acadêmico do Instituto Brasileiro de Estudos da Função Pública (IBEFP), professor Daniel Ferreira; da diretora de Administração do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Leilane Mendes Barradas, e da responsável pela área de compras e pregoeira do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Karina Plaisant.
O objetivo do evento é difundir as respectivas recomendações legais, proporcionando conhecimento à fundamentação e à implementação de licitações sustentáveis, sob o enfoque de sua viabilidade jurídica, conforme os termos da Resolução 103/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
Todos os eventos acontecerão no Auditório do Fórum Trabalhista de Curitiba (Av. Vicente Machado, 400, Centro)."

Extraído de http://www.trt9.jus.br/internet_base/noticia_crudman.do?evento=Editar&chPlc=2762765

Nenhum comentário:

Postar um comentário