sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Para analistas, dados de emprego indicam atividade em alta (Fonte: Valor Econômico)


"Os dados referentes ao mercado de trabalho divulgados ontem na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) de setembro refletem uma retomada da atividade, na avaliação de economistas, e já indicam um avanço no ritmo de crescimento dos salários, que subiram no mês passado. Apesar de a taxa de desemprego ter subido para 5,4% nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ante 5,3% em agosto, a ocupação voltou a crescer acima de 2% frente ao mês anterior, e os salários reais retomaram o fôlego.
Na comparação entre setembro deste ano e igual mês de 2011, o número de ocupados cresceu 2,3%. Essa é a segunda maior taxa para esse tipo de comparação registrada no ano (menor apenas que em maio, de 2,5%, ante maio de 2011). Isso indica que há vagas sendo criadas - e preenchidas. No entanto, a taxa de desemprego cresceu 0,1 ponto percentual porque a População Economicamente Ativa (PEA) cresceu em ritmo maior que a população ocupada na comparação sem ajuste sazonal com agosto - 1,0% e 0,9%, respectivamente. Ainda assim, a taxa de desemprego em setembro é a menor para o mês em dez anos, desde o início da série histórica do IBGE, em 2002.
"Esse ritmo será mantido até o fim do ano e está ligado à retomada da atividade. É um forte avanço da ocupação, condizente com o momento de recuperação da economia", avalia Caio Machado, da LCA Consultores..."


Íntegra disponível em: https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/10/26/para-analistas-dados-de-emprego-indicam-atividade-em-alta

Nenhum comentário:

Postar um comentário