quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Eletrobras perde ao atrasar conversão (fonte: Valor Econômico)


"O atraso de quase dois anos da Amazonas Energia, controlada pela Eletrobras, para converter termelétricas do Estado do Amazonas a óleo para gás natural tem causado perdas para estatal. Desde o início da comercialização do gás no Amazonas, em dezembro de 2010, até setembro deste ano, a elétrica pagou cerca de R$ 340 milhões por um volume de gás que não foi consumido, afirmou ao Valor uma fonte graduada a par das negociações no Amazonas. A empresa empenhou ainda, no mesmo período, cerca de R$ 2,1 bilhões na compra de óleo combustível para abastecer as termelétrica atrasadas.
O problema é que a companhia assinou um contrato, em 2006, para a compra de 5 milhões de metros cúbicos por dia (m3 /d) para a geração de energia elétrica, a partir do fim de 2010. No entanto, até agora, não conseguiu consumir nem a metade. Este ano até setembro, a média do consumo de gás das térmicas do Amazonas foi 2,345 milhões m3 /d. Independentemente de consumir, a empresa deve pagar por 80% do gás contratado, como prevê a cláusula de "take or pay" assinado com a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).
Mas poderia ser pior. Diante da dificuldade de cumprir com os prazos determinados, a Eletrobras negociou com a Petrobras, que fornece o gás no Estado, em 2010, uma curva de consumo com crescimento progressivo, desde o início da comercialização do gás até que a elétrica conseguisse concluir todas as conversões necessárias..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário