quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Aneel quer tarifas diferentes por região (Fonte: O Globo)


"Diretor-geral da agência defende que quem mora em cidades pague mais
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, afirmou ontem que órgão estuda um novo regulamento para criar tarifas diferenciadas de energia. Segundo Hubner, não é justo que os consumidores de grandes cidades, que contam com rede subterrânea e menos panes, paguem a mesma tarifa que aqueles da zona rural, que sofrem mais com falhas de fornecimento.
- Temos de começar a discutir com a sociedade a questão da diferenciação de tarifa. Em áreas periféricas, os limites (de problemas de fornecimento) são muito mais elevados. Quando a distribuidora faz um esforço e coloca toda a rede de Copacabana, do Centro do Rio, subterrânea, o consumidor do subúrbio paga a mais por isso? Paga a tarifa igual, e isso pode ser discutido um pouco melhor - defendeu Hubner, sem informar prazos para a conclusão da proposta, durante a 20ª edição do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi), no Rio.
Tarifa pode cair mais de 20%
Hubner disse ainda que, até sexta-feira, a Aneel passará ao Ministério de Minas e Energia o valor das indenizações que serão pagas pelo governo federal às empresas que não quiserem entrar na nova regra criada quanto às concessões do setor elétrico. Ele confirmou que o montante deve ficar próximo do estimado pelo mercado, em R$ 20 bilhões..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário