segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mercado vê risco na Eletrobras por vínculo com governo (Fonte: Jornal da Energia)


"A Fitch Ratings afirmou a classificação de probabilidade de inadimplência do emissor (IDRs) da Eletrobras e de sua subsidiária Furnas em "BBB". A perspectiva reflete o controle do governo na holding, o que a deixa exposta a riscos de interferência política. Como consequência, Furnas, por ser subsidiária, também pode ser afetada.
“Por vezes, o governo a utiliza para atingir objetivos macroeconômicos e sociais, mediante o controle de preços e/ou a concessão de subsídios, e como gestora de fundos setoriais, fatos que reforçam a ligação do rating da companhia com o soberano”, explica a agência de classificação de risco.
Outro ponto destacado pela Fitch é a forte posição da holding em geração e transmissão de energia elétrica. Além disso, a Eletrobras está presente em grandes projetos em construção no Brasil, tornando-se estrategicamente importante para a economia e o desenvolvimento do País.
Furnas é analisada pela Fitch como uma das principais companhias do sistema Eletrobras, com cerca de 23% da capacidade instalada de geração do grupo e 33% de sua cobertura de transmissão em quilômetros.
A agência diz que, como a Eletrobras tem uma política centralizada de administração de caixa, a holding é a principal provedora de recursos para Furnas - e ainda acaba responsável por determinar metas estratégicas, incluindo padrões de governança corporativa e planos de investimento."

Extraído de http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=11085&id_secao=17

Nenhum comentário:

Postar um comentário