sexta-feira, 13 de julho de 2012

Greve da Eletrobras pode afetar hidrelétricas e usinas de Angra (Fonte: Valor Econômico)


"Os trabalhadores da Eletrobras, que controla geradoras e transmissoras de energia, incluindo as usinas nucleares Angra 1 e 2, decidiram entrar em greve nacional por tempo indeterminado a partir do dia 16 de julho, segunda-feira.A estatal, que responde por 37% do total da capacidade de geração e 57% da transmissão de energia elétrica do país, emprega 28 mil funcionários. A decisão pela paralisação foi tomada em assembleias realizadas na quinta-feira e abrange todas as operações no país, segundo os sindicalistas.
Os eletricitários reivindicam aumento salarial de 11% e recusaram a proposta da estatal, de reajuste de 5,1%, o que repõe a inflação medida pelo IPCA.
“Até agora, não recebemos nenhum sinal da Eletrobras, nenhuma convocação de reunião. A nossa data-base expira no 15 de julho e a empresa não se manifestou até o momento”, afirmou Jorge Luiz Vieira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia Elétrica do Rio de Janeiro e Regiões, ligado à CUT.
Os trabalhadores do setor elétrico querem o mesmo tratamento dado pelo governo aos empregados da Petrobras, já que a Eletrobras pertence ao mesmo ministério.
Segundo Vieira, os funcionários da Petrobras receberam ganho real (acima da inflação) de 5% no ano passado. “Fomos surpreendidos no segundo semestre do ano passado com os benefícios muito maiores concedidos aos trabalhadores da Petrobras”, afirmou o presidente do sindicato, que faz parte da Federação Nacional dos Urbanitários, que responde pelos empregados nos setores de energia elétrica e saneamento...”

Íntegra disponível em http://www.valor.com.br/empresas/2751270/greve-da-eletrobras-pode-afetar-hidreletricas-e-usinas-de-angra#ixzz20XG5wC3m

Nenhum comentário:

Postar um comentário