sexta-feira, 20 de julho de 2012

Emprego continua desigual (Fonte: Correio Braziliense)

"Graças ao crescimento econômico e às políticas de combate à pobreza— entre elas a de valorização do salário mínimo e as diversas formas de transferências de renda —, o Brasil melhorou, mas ainda está longe de ficar bem na fita quando o assunto é igualdade no mercado de trabalho. Basta um olhar acurado, como o da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para constatar que as discrepâncias ainda são gritantes. Apesar do aumento do percentual de trabalhadores formais, que passou de 48,4% da população ocupada para 54,3% entre 2004 e 2009, as diferenças salariais e de jornada continuam abissais.
O salário de um trabalhador negro, por exemplo, é quase 30% menor do que o de um trabalhador branco na mesma função (veja quadro). As mulheres brancas recebem, em média,  79,7% do salário dos homens brancos. No caso das mulheres negras, a situação é pior. Em média, a remuneração delas corresponde a apenas 40,3% da dos homens brancos.
A discriminação continua na jornada de trabalho. As mulheres dispendem menos tempo no mercado de trabalho — em média, 36 horas semanais, ante 43,4 dos homens — porque gastam outras 22 horas com afazeres domésticos. Mesmo quando os homens ajudam em casa, as horas gastas por eles não passam de 9,5, o que faz com que a diferença na jornada seja de pelo menos cinco horas a mais para as mulheres..."

Íntegra disponível em http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/7/20/emprego-continua-desigual/?searchterm=Emprego%20continua%20desigual

Nenhum comentário:

Postar um comentário