segunda-feira, 25 de junho de 2012

Samek garante que crise política no Paraguai não afeta Itaipu (Fonte: Jornal da Energia)

"A usina hidrelétrica Itaipu Binacional passará imune pela crise paraguaia. Pelo menos é o que garante o diretor-geral brasileiro da usina, Jorge Samek, que afirmou nesta quinta-feira (21/6), durante a Rio+20, que apesar do cenário político no Paraguai ser “complexo demais”, a usina permanecerá imune à instabilidade no país vizinho.

“Em toda a história, nunca Itaipu deixou de produzir energia. Nosso tratado nos deixa imune, fora de qualquer contaminação de problemas políticos de ambos os países. Os problemas do Paraguai são dos paraguaios. Os do Brasil, dos brasileiros”, declarou Samek.

Jorge Samek, disse que mantém contato permanente com o diretor-geral paraguaio da usina, Efraín Enríquez Gamón, que viajou a Assunção. “Estou impedido de comentar as questões internas do Paraguai. O que posso dizer é que hoje, no Mercosul, não cabem procedimentos que não correspondam às normas constitucionais”.

O diretor brasileiro disse ainda aguardar a posição do governo do Brasil sobre a crise política paraguaia, iniciada com a abertura de impeachment contra o presidente Fernando Lugo. O chefe do Executivo é acusado pela oposição em processo que estourou após a morte de 18 pessoas na reintegração de posse de uma fazenda. Além das mortes de policiais e sem terras, houve centenas de feridos. 

“Com mais de cem chefes de Estado presentes aqui no Rio, não poderia ter dia pior do que este para organizar uma reação”, comentou Samek. O comentário é reforçado pela viagem às pressas do ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, que presidiria nesta sexta-feira (22) a sessão de encerramento da conferência e precisou ir ao Paraguai."

Nenhum comentário:

Postar um comentário