sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Livro conta história de 20 anos do combate ao trabalho escravo (Fonte: MPT/ MS)

"Campo Grande – A Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições do Trabalho de Mato Grosso do Sul e o governo estadual lançaram na quinta (30) o livro "Memorial da Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições do Trabalho de MS – 20 anos de história". O evento foi realizado no auditório da Governadoria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. O procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, participou da solenidade.
O coordenador da Comissão Permanente, Maucir Pauletti, abriu o evento destacando o lançamento como momento histórico para todos que fizeram parte da entidade ao longo dos mais de 20 anos de atuação. Segundo ele, foi a dinâmica de somar forças que resultou na Comissão existente hoje, integrada por 41 entidades. Maucir mencionou situações difíceis, como sabotagens dos veículos usados durantes as inspeções e a dificuldade de acesso aos locais das denúncias. "A realidade era difícil, resgatar essa história era o objetivo do livro", destacou.
Luís Camargo contou um pouco dessa história da atuação da Comissão. Em 1993, ele chegou ao estado com o desafio de estruturar o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), criado nesse mesmo ano, e de enfrentar o trabalho infantil nas carvoarias. Camargo acompanhou a comissão desde o início de sua criação e lembrou, durante a solenidade de lançamento, como experiência exitosa de combate ao trabalho infantil na zona rural, o surgimento do programa social então Vale Cidadania, criado em 1995, no município de Ribas do Rio Pardo, para erradicar essa prática nas carvoarias da região..."

Íntegra MPT/ MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário