sexta-feira, 17 de maio de 2013

Walmart no Brasil perde força e cresce menos que rivais (Fonte: Valor Econômico)

"A rede Walmart no Brasil registrou perda de vigor no primeiro trimestre do ano ao apurar uma expansão de 5,5% nas vendas brutas no país. Nas "mesmas lojas" (em operação há mais de 12 meses) o crescimento foi de 3,7%. É a menor taxa dos últimos trimestres. Mas a subsidiária conseguiu fechar o primeiro trimestre com "leve lucro operacional", disse ontem Doug McMillon, presidente do Walmart International, em teleconferência com analistas.
Pão de Açúcar (área alimentar) e Carrefour registraram taxas maiores de crescimento da receita bruta no período - de 10,6% e 13,3%, respectivamente. Ao se analisar o desempenho do varejo alimentar, as duas redes e o Walmart crescem acima da média. Segundo a pesquisa do comércio do IBGE, a receita nominal do setor cresceu 1,74% no primeiro trimestre.
No ano passado, as vendas brutas de GPA Alimentar cresceram 9,4%, do Carrefour, 10,4%, e do Walmart, 10,5%.
A forte base de comparação de 2012 pode explicar a desaceleração do Walmart - no primeiro trimestre do ano passado a expansão foi de 14,5%. Mas a empresa admite que não ganhou mercado na maioria das categorias e perdeu tráfego - apesar de ter ampliado o gasto por pessoa (tíquete médio). A perda de poder aquisitivo da população em 2013, reflexo da pressão inflacionária, também pesou. "Apesar de nós não termos crescido nossa participação em demais categorias, nós ganhamos em mercearia, perecíveis e higiene e limpeza", disse McMillon, sobre o Brasil. "Vendas de produtos em geral foram fracas, conforme nós reduzimos a oferta de crédito sem juros [parcelamento sem juros]"..."

Íntegra: Valor Econômico

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