sexta-feira, 17 de maio de 2013

Projeto quer resgatar cidadania de trabalhadores escravizados (Fonte: MPT)

"Ideia é sugerir políticas de ressocialização dos resgatados e estudar métodos de erradicação do trabalho escravo no estado
Curitiba – O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) participa, nesta quinta-feira (16), da apresentação do Projeto Resgatando a Cidadania, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR). O programa é dirigido pela Coordenação do Pacto de Erradicação do Trabalho Escravo e da Comissão de Trabalho (CPETE). 
Objetivo do programa é propor iniciativas de promoção e modificação social, educacional e econômica dos trabalhadores resgatados em condições análogas à de escravo e em situação de vulnerabilidade. A ideia é criar um grupo intersetorial para estudar métodos de atuação para a erradicação da ilegalidade no estado.
De acordo com o procurador Gláucio Araújo de Oliveira, que representa o MPT no evento, o trabalho escravo é constatado quando há uma somatória de irregularidades trabalhistas graves, como condições degradantes de trabalho, excesso de jornada, alojamentos precários, retenção de documentos pessoais e cerceamento da liberdade por dívidas. Muitas vezes, os locais de trabalho ou alojamentos não possuem sanitários e o empregador não disponibiliza água potável.
Resgates – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou, nesta semana, o balanço de trabalhadores resgatados no Brasil no ano passado. No Paraná foram 256 resgatados com 13 ações fiscais nos meios urbano e rural."

Fonte: MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário