sexta-feira, 17 de maio de 2013

Militar acusa coronel de executar militantes (Fonte: O Globo)

"Valdemar Oliveira diz à Comissão da Verdade que Freddie Perdigão matou casal
SÃO PAULO O soldado do Exército Valdemar Martins de Oliveira denunciou ontem o coronel Freddie Perdigão Pereira, morto em 1997, como autor dos disparos que mataram o casal de estudantes Catarina Helena e João Antônio Abi-Eçab, em 1968, no Rio de Janeiro. Comandante do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna), Perdigão foi um dos nomes mais importantes do aparelho de repressão da ditadura. Oliveira contou, em depoimento à Comissão da Verdade de São Paulo, que foi recrutado pelo próprio Perdigão em 1968, quando ingressou no 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista, no Rio.
- Eu vi. Estou dizendo que eu vi: ele (Perdigão) se abaixou, quase de joelhos, e atirou na cabeça dos dois - disse Valdemar, que afirmou lembrar-se até da arma usada por Perdigão: - Um Colt 45.
O militar contou à comissão que Catarina e João Antônio, que integravam a Ação Libertadora Nacional (ALN), foram capturados pelo grupo de Perdigão e levados, em carros diferentes, para uma espécie de chácara em São João de Meriti, onde havia uma estrutura improvisada para servir de pau de arara. Catarina foi a primeira a chegar e foi bastante torturada. Depois, chegou João Antônio, já espancado pelos militares..."

Íntegra: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário