quarta-feira, 22 de maio de 2013

Envelhecimento desafia empresas (Fonte: Gazeta do Povo)

"O Brasil está envelhecendo. A prova é que o número de profissionais com mais de 45 anos de idade vai mais do que dobrar nos próximos 30 anos no Brasil. Segundo um levantamento realizado pela consultoria PwC em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 57% dos profissionais em idade ativa terão ultrapassado os 45 anos em 2040. Hoje, eles correspondem a 24% da força de trabalho brasileira, que é composta, em sua maioria, por trabalhadores com idade média entre 30 e 44 anos de idade.
Embora seja uma tendência dos países em desenvolvimento, o envelhecimento da força de trabalho ocorre de forma acelerada no Brasil e esconde um grande desafio para as empresas, que precisam se preparar para lidar com essa nova realidade, mas demonstram resistências para contratar profissionais mais velhos. Para especialistas, essa postura tende a agravar o problema da falta de mão de obra qualificada e comprometer o crescimento das companhias. “Não há base científica que comprove a redução da produtividade do trabalhador mais velho. O que as empresas precisam é de uma gestão eficiente capaz de aproveitar o que esses profissionais têm de melhor, que é experiência e o conhecimento”, afirma João Lins, líder de Gestão do Capital Humano da PwC Brasil.
Contradição
Mesmo com a bagagem e o potencial dos profissionais mais velhos, a pesquisa aponta que 63% das empresas não enxergam essa força de trabalho como uma alternativa ao apagão de talentos e 70% delas acreditam que eles custam mais caro. E as restrições ao fator idade não param por aí. Metade das empresas prefere profissionais mais jovens quando a ocupação do cargo se dá por trabalhadores desempregados. Na disputa de vagas em condições de igualdade, os mais novos também levam vantagem..."

Íntegra: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário