quinta-feira, 16 de maio de 2013

Comissão da Verdade: Tortura com nome e endereço (Fonte: O Globo)

"Após um ano de atuação, Comissão da Verdade vai revelar centros de tortura e nomes de torturadores
BRASÍLIA Balanço que a Comissão Nacional da Verdade divulga na próxima semana vai indicar os centros de tortura clandestinos utilizados pelos comandos dos órgãos de repressão durante a ditadura. Nessa relação constam casas e até propriedades rurais usadas para reprimir os opositores do regime militar. São locais até agora desconhecidos onde os perseguidos políticos eram torturados e até mortos antes de serem entregues às unidades do regime, como o DOI-Codi. A comissão identificou também diversos nomes de militares e agentes da repressão que atuavam nesses locais.
- É um levantamento dos centros de tortura e um grande organograma no qual os espaços antes desconhecidos começam a ser preenchidos com nomes, cargos e instituições - disse Paulo Sérgio Pinheiro, que está deixando a coordenação da comissão.
comissão apresentará 61 nomes
A Comissão da Verdade completa hoje uma ano de existência. A presidente Dilma Rousseff, atendendo a pedidos de entidades e também da própria comissão, vai estender o trabalho por mais seis ou sete meses. Originalmente, o prazo de funcionamento é de dois anos, e se encerraria em maio de 2014. Pinheiro estava no grupo que se reuniu com Dilma anteontem e defendeu a ampliação do tempo de trabalho..."

Íntegra: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário