terça-feira, 12 de março de 2013

Servidores do Meio Ambiente cobram reajuste da GEEE com Ato Público e Assembleia Geral dia 13 de março (Fonte: SindiSeab)


"O Sistema SEMA está no limite da indignação pelo não pagamento do reajuste da GEEE
garantido pela Lei 17.358, de 27 de novembro de 2012.
A Lei da GEEE foi aprovada após duas maciças greves
dos servidores do Meio Ambiente no ano passado.



O governo prometeu implantar o reajuste da Gratificação pelo Exercícios de Encargos Especiais (GEEE)
na folha de pagamento de janeiro e pagar o retroativo a dezembro em folha complementar.
A promessa foi feita pelo representante da SEMA
durante o Encontro Estadual do SINDISEAB, em 07 de dezembro de 2012.
Três meses se passaram. De lá para cá, o governo implantou a GDAF - Gratificação de Atividade Fazendária para os servidores da SEFA com valores bem superiores aos da GEEE, sendo que a lei da GDAF é posterior.
Outra marca do descaso é que a SEMA chamou, neste período, 42 comissionados ao trabalho a um custo mensal de R$ 240 mil, metade do valor estimado para o pagamento do reajuste da GEEE e agora alega que está no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Mobilização vai cobrar promessa
Por isso, os servidores do Meio Ambiente de Curitiba (SEMA, IAP, ITCG e AGUASPARANÁ) preparam um Ato Público e se reúnem em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) no dia 13 de março, às 08h30, no pátio da SEMA, para debater as estratégias da mobilização para exigir que o governo honre com o compromisso assumido.  A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) fica na Rua Desembargador Motta, 3384 - Mercês, Curitiba - PR.
O SINDISEAB já enviou ofício solicitando audiência com o novo Secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, para o dia da mobilização quando espera obter a data definitiva para a implantação do tão esperado reajuste.
Meio Ambiente continua na UTI
A mobilização também tem o objetivo de cobrar a promessa de contratação de 249 novos servidores para o Sistema SEMA. Em setembro de 2012, o sindicato denunciou que o número de servidores do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) caiu pela metade desde 1992, ocasião em que o órgão contava com mais de 1200 funcionários. Hoje, são apenas 567 servidores efetivos no IAP para fiscalizar o Paraná inteiro, quase 200 mil Km2. Enquanto isso, o IAP tem 245 estagiários e 256 terceirizados contratados. Com as aposentadorias que estão previstas, em 2014, os efetivos serão apenas 268.
No dia 26 de outubro, junto com a mensagem do PL da GEEE, o governador assinou a autorização para as 249 contratações e mais 42 comissionados. A promessa do então secretário, Jonel Iurk, era que os novos servidores começariam a ser efetivados a partir do mês de novembro. Até agora, a SEMA absorveu somente os novos comissionados.
Encontro Estadual no dia 15
O resultado da AGE dos servidores do Meio Ambiente de Curitiba será encaminhado para o I Encontro Estadual do SINDISEAB de 2013, marcado para a próxima sexta-feira, 15 de março, em Curitiba, quando o sindicato vai reunir representantes dos núcleos sindicais de todo o estado. O evento acontece no Hotel Condor: Av. 7 de Setembro, 1866 - Centro - Curitiba - PR. Tel: (41) 3525-1866.
Mais informações: Elci Terezinha Veiga Costa (41) 9820-0708."

Fonte: SindiSeab

Nenhum comentário:

Postar um comentário