quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Oi e Claro lideram queixas nos Procons (Fonte: O Estado de S.Paulo)

"Itaú aparece em 3º lugar, aponta Ministério da Justiça; telefonia móvel e bancos voltam a ser os setores com maior índice de reclamações
Mais de z milhões de consumidores procuraram unidades do Procon para se queixar no ano passado e novamente bancos e operadoras de telefonia celular lideraram a lista de reclamações. Os dez primeiros assuntos do ranking, divulgado ontem pelo Ministério da Justiça, incluem ainda energia elétrica e produtos cuja venda foi estimulada pelo governo por meio do corte de IPI: móveis e eletrodomésticos da linha branca.
As empresas que encabeçam a lista são as mesmas há dois anos, mudando apenas a ordem em que aparecem. A Oi saiu da segunda para a primeira posição, com 120.374 registros. A Claro/ Embratel vem logo em seguida, com 102.682, subindo um degrau na lista. Em terceiro lugar ficou o conglomerado Itaú Unibanco, maior instituição financeira do País, com 97.578 atendimentos. Em 2011, o banco foi o campeão das queixas.
A relação das dez empresas mais reclamadas inclui as quatro maiores operadoras de telefonia móvel (Oi, Claro/Embratel, Vivo/Telefonica, TIM/Intelig), empresas de TV por assinatura (como a Sky), outros dois grandes bancos privados (Bradesco e Santander), além de duas companhias de varejo (a Via Varejo, dona da Casas Bahia e do Ponto Frio, e a Máquina de Vendas, da bandeira Ricardo Eletro).
Diante dos dados, a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, prometeu intensificar neste ano a atuação conjunta com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com o Banco Central, que regulam os setores mais demandados por consumidores. As principais queixas se relacionam a erros de cobrança, ofertas e publicidade de produtos e descumprimento de contratos, que representam 67% das demandas..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/17/oi-e-claro-lideram-queixas-nos-procons

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