quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Chuva eleva nível de água em usinas, diz Lobão (Fonte: O Estado de S.Paulo)

"Ministro comemora aumento em reservatórios e diz que não há risco de desabastecimento
As chuvas intensas que caíram nos últimos dias ajudaram a aumentar o nível dos reserva­tórios das usinas hidrelétricas das Regiões Sudeste, Centro- Oeste e Norte e afastaram a possibilidade de um raciona­mento de energia no País, afir­mou ao "Estado" o ministro de Minas e Energia, Edison Lo­bão. Também houve um cresci­mento no nível dos reservató­rios da Região Sul, embora em menor intensidade.
Dados atualizados pelo Opera­dor Nacional do Sistema Elétri­co (ONS) mostram um aumento da vazão de águas em algumas das principais usinas hidrelétri­cas do País. Segundo Lobão, o re­servatório de Furnas aumentou de 12,3% no dia 7 de janeiro para 18,4% no dia 15; o de Barra Boni­ta, de 69,5% para 80,8%; Tucuruí, de 25,3% para 29,4%; Itumbiara, de 9,3% para 12,9%; e o de Ma­rimbondo, de 20,7% para 25,8%.
"Não há, nem nunca houve, ne­nhum risco real de desabasteci­mento", disse o ministro. O ní­vel de água nos reservatórios da Região Sudeste/Centro-Oeste aumentou para 31% de seu arma­zenamento máximo; o do Nor­deste chegou a 30%; na Região Norte, 43%; e no Sul, a 49,5%.
Informações das instituições de clima e tempo CPTEC/Inpe, Inmet e Cemaden repassadas ao Ministério de Minas e Energia in­dicam que a previsão de chuvas para os próximos dias é favorá­vel. Segundo o ministro, as térmi­cas serão desligadas na medida em que isso se confirmar. "Vai chover cada vez mais. Até o fim do período úmido, estaremos com alguns dos reservatórios em plena carga e outros bastante abastecidos", afirmou Lobão..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/17/chuva-eleva-nivel-de-agua-em-usinas-diz-lobao/?searchterm=

Nenhum comentário:

Postar um comentário