quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Matriz energética fica mais suja (Fonte: Correio Braziliense)

"O Brasil sempre se vangloriou de possuir uma matriz energética limpa devido ao grande uso de hidrelétricas, mas as ameaças recentes ao potencial de geração a partir da água, que deixaram o país à beira de um racionamento, deverão fazer com que o uso de fontes menos limpas ganhem cada vez mais espaço no sistema.
O consumo de energia saltou 40% durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e projeções indicam um novo salto de 50% até 2020. Isso vem fazendo a rede de usinas termelétricas, construída para garantir o abastecimento, ser cada vez mais utilizada, aumentando a produção de gases geradores do efeito estufa.
A participação da produção elétrica a partir de combustíveis fósseis passou de 6% em 2001 para 15% em 2011 e deve ter subido mais recentemente. Enquanto isso, o governo se esforça para manter a participação da hidreletricidade perto dos 70% de uma base crescente, que foi de 74 mil megawatts médios em 2001 para aproximadamente 105 mil MW em 2011..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/16/matriz-energetica-fica-mais-suja

Nenhum comentário:

Postar um comentário