quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Custo com térmicas pode ser repassado todo mês (Fonte: Valor Econômico)

"As distribuidoras iniciaram uma campanha para sensibilizar o governo e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre os gastos com a geração de energia térmica, que já estariam em torno de R$ 800 milhões por mês, de acordo com estimativas da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). Segundo Nelson Fonseca Leite, presidente da entidade, o setor pediu a Brasília que os custos para ligar as térmicas sejam repassados imediatamente aos consumidores, e não apenas na data do reajuste tarifário de cada uma das distribuidoras.
O diretor da Aneel, Julião Coelho, disse que a proposta de repasse mensal para o consumidor dos custos de geração termelétrica será apreciada pela diretoria do órgão até o fim deste mês. Se a maioria do colegiado da agência acatar a medida, será encaminhada uma proposta oficial ao Ministério de Minas e Energia.
Para que a proposta entre em vigor, é necessária a concordância dos ministérios de Minas e Energia e da Fazenda. Pela legislação atual, não é permitido aumento de preços em menos de um ano. Para que isso fosse possível, seria necessária uma portaria interministerial.
A Abradee calcula que a conta com a geração térmica chegará a R$ 5 bilhões se considerados os meses de outubro de 2012 a abril de 2013. As distribuidoras, afirma Leite, não teriam condições financeiras para arcar com esse custo ao longo do ano. Movidas a gás natural, óleo combustível, diesel e carvão, as térmicas precisaram ser ligadas a partir de outubro para compensar a queda na produção das hidrelétricas, cujos reservatórios caíram para níveis críticos..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/16/custo-com-termicas-pode-ser-repassado-todo-mes

Nenhum comentário:

Postar um comentário