segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ameaças a Dom Pedro Casaldáliga aumentam (Fonte: O Globo)


"Desocupação de área indígena no Mato Grosso começa hoje. Invasores culpam bispo.
SÃO PAULO Aumentaram as ameaças contra Dom Pedro Casaldáliga, de 84 anos, bispo emérito de São Félix do Araguaia, depois que a Justiça derrubou dois recursos que tentavam adiar a retirada de não índios da Terra Indígena Marãiwatsédé, no Mato Grosso. A decisão foi tomada pelo juiz federal Marllon de Souza, que considerou que os recursos tinham "caráter eminentemente procrastinatório". Na última sexta-feira, o bispo foi escoltado pela Polícia Federal (PF) de sua casa até o aeroporto.
Segundo Luís Gouveia de Paula, da Prelazia de São Félix do Xingu, a iniciativa da escolta foi da PF, que soube que o bispo iria viajar para Goiás para participar da festa de 90 anos de Dom Tomás Balduíno, bispo-emérito de Goiás e assessor da Comissão Pastoral da Terra. Dom Pedro viajou num avião fretado pela Prelazia.
- Não foi pedida escolta alguma, mas a PF tomou a iniciativa de escoltá-lo por medida de segurança, Há cerca de cinco dias, num bar da cidade, um homem havia feito uma ameaça pública: disse que Dom Pedro Casaldáliga não passaria desta semana - afirmou Luís.
Cleber César Buzatto, secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), negou que o bispo tenha viajado devido às ameaças. Segundo ele, o motivo foi mesmo a festa de Dom Tomás Balduíno. A Prelazia de São Félix do Xingu não informou quando Dom Pedro Casaldáliga retornará para casa e explicou que ele se encontra com a saúde fragilizada, em função do Mal de Parkinson..."

Íntegra disponível em http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/12/10/ameacas-a-dom-pedro-casaldaliga-aumentam

Nenhum comentário:

Postar um comentário