domingo, 25 de novembro de 2012

Usinas térmicas podem ser desligadas em dezembro (Fonte: Valor)

"O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, disse ontem que se o atual regime de chuvas nas principais bacias hidrográficas do país for mantido, o órgão poderá iniciar o desligamento da geração termelétrica no país a partir de dezembro. "Não temos data exata, depende se for mantida a condição atual", disse.
Chipp lembrou que o nível baixo dos reservatórios das principais hidrelétricas do país levou ao acionamento recorde da geração complementar que envolve usinas térmicas movidas a gás natural, carvão mineral e óleo combustível. Atualmente, segundo ele, há em operação 14 mil megawatts desse tipo de geração. Esse montante corresponde a um custo adicional de R$ 600 milhões a R$ 800 milhões por mês, que deve ser repassado para à conta dos consumidores de todo o país em 2013.
O desligamento das térmicas, segundo Chipp, será feito "na ordem inversa de custos". Ou seja, primeiro serão desligadas as usinas movidas a óleo combustível, que além de mais caras são mais poluentes."

Extraído de http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/11/23/usinas-termicas-podem-ser-desligadas-em-dezembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário