domingo, 25 de novembro de 2012

Para maioria das empresas, desoneração de salários ajudará a reaquecer economia (Fonte: Valor)

"Flavio Castelo Branco: "A avaliação do processo de desoneração da folha salarial das empresas é positiva"
Mais de dois terços dos empresários industriais (68%) acreditam que a desoneração da folha salarial contribuirá, parcial ou fundamentalmente, para a retomada do crescimento. Foi o que apontou a Confederação Nacional da Indústria (CNI), na "Sondagem Especial Desoneração da Folha de Pagamentos". A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 11 de outubro, com 2.236 empresas. Para 17% dos entrevistados a medida terá efeito neutro sobre a retomada da atividade, enquanto 2% disseram que ela será prejudicial.
A desoneração, em vigor para 15 setores e estendida pelo governo a outros 25 a partir de 2013, substitui a contribuição previdenciária patronal de 20% sobre a folha salarial por uma alíquota média de 1% sobre o faturamento. Do total, 31 setores da indústria serão beneficiados.
Apesar do otimismo quanto aos efeitos da redução tributária, 24% dos empresários disseram que a folha de pagamento ainda é a melhor base para a contribuição previdenciária. Outros 20% preferem a incidência sobre o valor agregado, 4% sobre o lucro e 1% sobre a movimentação financeira. Mas a maioria, 32% dos empresários, aponta que a medida do governo está correta ao escolher o faturamento como a melhor base para a contribuição ao INSS. Isso ficou claro com a afirmação de 48% dos entrevistados, de que continuariam com a contribuição sobre o faturamento, mesmo que houvesse a opção de substituí-la. Para o gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flavio Castelo Branco, "a avaliação do processo de desoneração é positiva".
A pesquisa apontou também que 39% dos empresários cujos setores ainda não foram incluídos gostariam de estar no novo regime. Já 20% afirmaram não ter interesse na substituição de base tributária..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário