domingo, 25 de novembro de 2012

Privatização da água em Petrolina movimenta entidades sociais e sindicais (Fonte: Ação Popular)

"Existe uma investida de privatização do serviço de fornecimento de água no município de Petrolina, Pernambuco, bem como, em várias outras cidades brasileiras. Contrária a essa situação aconteceu no início de novembro uma audiência Pública, na Câmara de Vereadores de Petrolina, para dialogar com a sociedade sobre o decreto criado pela prefeitura municipal de Petrolina que abre licitação para privatização dos serviços de água e saneamento básico no município.
A audiência foi provocada pelo Movimento Água é Vida - contra a privatização,que concentra várias organizações sociais e sindicais: Paróquia, Movimento dos Atingidos por Barragens- MAB, Federação Nacional dos Urbanitários- FNU, Consulta Popular, associações de bairros, Sindicato dos Trabalhadores Rurais Petrolina, Coletivo Feminista e Estudantes.
O decreto lançado pela prefeitura abre licitação para que empresas públicas e privadas possam concorrer aos serviços de água e saneamento básico em Petrolina, por meio das famosas e recentemente tão faladas, Parcerias Público-Privadas (PPPs).Foi encaminhada pelas entidades sociais e sindicais presentes na audiência um documento à Câmara de Vereadores, que votou pela segunda vez consecutiva contra os projetos de privatização da água em Petrolina, para que o Poder Legislativo da cidade entre com um pedido de cancelamento do edital que abre licitação dos serviços de água e esgotamento sanitário, solicitando que se abra um diálogo com a com a sociedade. Também serão acionados os órgãos jurídicos, Ministério Público Federal e o Ministério Público de Pernambuco, para acompanhamento do caso.
A Câmara encaminhou ao prefeito um ofício, assinado por todas as entidades presentes à audiência, em que pedem a suspensão do processo licitatório que abre concorrência para empresas públicas e privadas para a execução dos serviços de água e saneamento básico em Petrolina."

Extraído de http://www.acaopopular.net/privatizacao_agua_petrolina_nov2012.php#.UK-Z9u1VEk4.twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário