domingo, 25 de novembro de 2012

Proposta pelo Rede enfrenta resistência (Fonte: Valor)



"O primeiro modelo desenhado pela CPFL e a Equatorial Energia para adquirir as distribuidoras do grupo Rede pode ter encontrado resistência entre credores e acionistas da holding controlada pelo empresário Jorge Queiroz. A ideia de fazer uma divisão dos ativos que seriam distribuídos entre os dois compradores pode ter esbarrado na péssima situação financeira das empresas do grupo e chegou-se a comentar ontem da desistência do negócio.
As conversas iniciais estão acontecendo entre a Equatorial e CPFL com representantes do FI-FGTS, credor e sócio do Rede.
"A primeira abordagem [para o negócio] não foi aceita. Eles [CPFL e Equatorial] terão que voltar à prancheta", disse ao Valor uma fonte a par das negociações.
Do outro lado, os potenciais compradores, que têm exclusividade para avaliar o Rede, negam a desistência. Ainda estão avaliando o plano de recuperação e a "aderência" da proposta e segundo uma fonte qualificada, "tudo está andando conforme o planejado". Mas os números das empresas "não fecham", segundo revelou uma terceira fonte próxima dos negociadores.
O Valor apurou que a CPFL tem o interesse de ficar com seis das oito distribuidoras do grupo, que estão sob intervenção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A companhia paulista quer assumir o controle da Enersul (MS) e das paulistas Caiuá, Bragantina, Vale Paranapanema e Nacional e a paranaense Companhia Força e Luz do Oeste (CFLO).
A "pré-proposta" previa que a CPFL pagasse um valor "justo", que não foi revelado, pelas seis distribuidoras. O Rede manteria o controle das distribuidoras Cemat (MT) e Celtins (TO) e da comercializadora de energia do grupo (a CTCE), teria um reforço de caixa, mas continuaria com a dívida, estimada em R$ 5,7 bilhões pela Aneel.
A CPFL Energia informou ontem que mantém o interesse nos ativos do grupo Rede. Em nota, a companhia disse que continua válida a informação contida no fato relevante divulgado em 11 de outubro, em que anunciou a assinatura de um memorando de entendimentos com Equatorial Energia e com Jorge Queiroz, para avaliar com exclusividade as empresas do grupo, "podendo, ao final, resultar na aquisição do controle do grupo Rede..."

Íntegra disponível em http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/11/23/proposta-pelo-rede-enfrenta-resistencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário