quinta-feira, 19 de julho de 2012

Moody´s: terceiro ciclo não impacta Eletropaulo (Fonte: Jornal da Energia)

"Agência diz que resultados da revisão tarifária ficaram dentro das expectativas

Por Luciano Costa


A agência de classificação de risco Moody´s divulgou relatório nesta quarta-feira (18/7) em que defende que os resultados da terceira revisão tarifária periódica e do reajuste anual para a AES Eletropaulo ficaram "em linha" com as suas expectativas. Assim, a empresa decidiu não alterar os ratings nem a perspectiva para a distribuidora de energia elétrica.

Segundo a Moody´s, a perspectiva "permanece estável", e os analistas passarão a monitorar "como a empresa administrará seu programa de investimentos, bem como as distribuições de dividendos significativamente menores de caixa gerado pelas atividades operacionais a partir do segundo semestre de 2012".

Também será atentamente acompanhado pela agência o impacto desses fatores sobre os indicadores de crédito da concessionária, que se deterioraram desde 2009 "apesar dos fluxos de caixa relativamente estáveis e previsíveis do segmento de distribuição".

Durante esse período, o índice de Caixa Gerado nas Operações antes de Capital de Giro menos Dividendos sobre Dívida ((CFOPre-WC -- Dividends)/Debt) caiu de 17% para 2,2%; o índice de Cobertura do Caixa Gerado nas Operações antes de Giro sobre de Juros ((CFO Pre-WC +Interest)/Interest) caiu de 5,9x para 3,8x; e o Caixa Gerado nas Operações antes de Capital de Giro sobre Dívida (CFO Pre-WC/Debt) foi de 40,8% para para 25,2%.

Outro ponto destacado pela Moody´s é a disputa judicial entre Eletropaulo e Eletrobras sobre uma obrigação de cerca de R$1,2 bilhão que a distribuidora ainda teria com a estatal. A briga teve início no final de 1988 e é esperado um desfecho ainda neste ano. A Eletropaulo, porém, com base em pareceres de seus assessores jurídicos, não tem feito provisões para esse montante.

A Eletropaulo fornece energia para 24 municípios na área metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, e tem cerca de 6,3 milhões de consumidores. A empresa é controlada pela Brasiliana, que tem como acionistas a americana AES e o BNDES, ambos com 50%."

Extraido de http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=10559&id_secao=12

Nenhum comentário:

Postar um comentário