quinta-feira, 19 de julho de 2012

MPT entrou com ação civil pública contra empresa do setor hoteleiro (Fonte: MPT)

"O Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou com ação civil pública, distribuída para a 8ª Vara do Trabalho de Maceió, contra a Village Pratagy Resort por causar prejuízos aos empregados ao não enviar, de forma correta e dentro do prazo legal, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Em audiência no MPT, a empresa confirmou que houve um equívoco ao apresentar a RAIS do ano de 2010 que deveria ser protocolizada até fevereiro de 2010, prejudicando 35 empregados num total de 145.  Também foi informado que ao ser constatado o equívoco foram realizadas as necessárias retificações.  O MPT designou uma nova audiência para que a Village Pratagy Resort assinasse Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e solucionasse a questão extrajudicialmente, porém o empreendimento não assinou o acordo.
Segundo o procurador do Trabalho Rafael Gazzaneo, responsável pela ação, a empresa Village Pratagy Resort está obrigada a apresentar anualmente, nos termos e prazos definidos em regulamento próprio, a chamada RAIS, sendo esta condição sem a qual o empregado não poderá receber o abono salarial no valor de um salário mínimo como previsto no artigo 24 da Lei Federal 7.998/90.
“Ainda que a empresa tenha demonstrado a regularização da situação com a apresentação da RAIS após a data fatal, entende o MPT que os seus empregados sofreram um prejuízo objetivo, já que deixaram de receber o abono na data dos respectivos aniversários, estando obrigados a percorrer as vias burocráticas, que normalmente não necessitariam para receber a vantagem em questão, e mesmo assim muito tempo depois”, destacou o procurador.
Na ação o MPT requer que a empresa se obrigue a apresentar a RAIS, nos prazos e termos fixados pelo Ministério do Trabalho, para o pagamento do abono salarial. Em caso de descumprimento desse item, a Village Pratagy Resort poderá pagar multa no valor de 100 mil reais independentemente do número de trabalhadores encontrados em situação irregular.
A ação ainda pede a condenação da empresa ao pagamento de uma indenização por dano moral coletivo no valor de 200 mil reais. Esses valores serão revertidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
A próxima audiência está marcada para o dia 2 de agosto, às 13h50, na 8ª Vara do Trabalho de Maceió."

Extraído de http://portal.mpt.gov.br/wps/portal/portal_do_mpt/comunicacao/noticias/conteudo_noticia/!ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hH92BPJydDRwN_E3cjA88QU1N3L7OgsFBfM6B8pFm8AQ7gaEBAt5d-VHpOfhLQnnCQzbjVOppC5PHY5OeRn5uqX5AbURkckK4IAFiz3fc!/dl3/d3/L2dJQSEvUUt3QS9ZQnZ3LzZfQUdTSUJCMUEwTzRHMjBJVDU1R0o2UlZKRzI!/?WCM_GLOBAL_CONTEXT=/wps/wcm/connect/mpt/portal+do+mpt/comunicacao/noticias/mpt+entrou+com+acao+civil+publica+contra+empresa+do+setor+hoteleiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário