terça-feira, 17 de julho de 2012

Governo estuda aprimorar cálculo do PLD; agentes veem sinal de preço distorcido (Fonte: Jornal da Energia)

"O governo retomou discussões, que estavam paradas há algum tempo, para tentar aprimorar os modelos de cálculo e formação do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), usado no mercado de curto prazo de energia elétrica. A revelação foi feita pelo diretor d da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), José Carlos de Miranda. O indicador foi alvo de debates por parte de agentes do setor nesta terça-feira (17/7), durante evneto realizado em São Paulo.
Segundo Miranda, a Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais (CPAMP) do Ministério de Minas e Energia voltou a analisar o PLD na última semana, ao mesmo tempo em que o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), vinculado à Eletrobras, desenvolve "uma nova versão do Newave" - um dos softwares usados para se chegar aos preços de curto prazo.
O executivo da EPE, porém, não faz previsões quanto a prazos para que eventuais mudanças sejam levadas a cabo e destaca a sensibilidade do tema. "São estudos de aperfeiçoamento dos métodos, dos modelos, e isso tem um prazo natural, um tempo que a gente não sabe qual é. Porque você tem que fazer muita simulação, estar muito seguro, para mudar um modelo que está funcionando"..."



Íntegra disponível em http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=10524&id_secao=14

Nenhum comentário:

Postar um comentário