terça-feira, 17 de julho de 2012

Eletrobras diz que fez proposta de reajuste justa aos funcionários (Fonte: Jornal da Energia)

"A Eletrobras se manifestou sobre a greve de seu quadro funcional na tarde desta segunda-feira (16/7). De acordo com comunicado enviado pela companhia, a proposta oferecida aos empregados - um rejuste de 5,1% a ser aplicado aos salários e benefícios como reposição integral da inflação - é "justa e adequada", considerando-se "o cenário internacional, com forte impacto sobre a economia do país".
Ainda segundo a companhia, a greve iniciada nesta segunda transcorre em clima de "tranquilidade e respeito" entre as empresas e sindicatos envolvidos. Além disso, a estatal garante que as atividades essenciais foram mantidas para que não haja problemas em relação à prestação de serviços pela empresa aos usuários de energia elétrica. O comunicado ainda afirma que as negociações do acordo coletivo de trabalho foram encerradas.
Estão paralisados parte dos colaboradores das 14 empresas que integram o sistema Eletrobras, que decidiram por entrar em greve "por tempo indeterminado". De acordo com o balanço da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), cerca de 80% dos quadros das áreas administrativas e de manutenção da Eletrobras aderiram ao movimento.
"Também conseguimos mobilizar o setor operacional, que alterou a troca de turno, realizada a cada seis horas, para troca após um período de 12 horas de jornada", contou ao Jornal da Energia o secretário de energia do FNU, Fernando Pereira. Ele disse que os funcionários seguirão parados enquanto o governo não reestabelecer as negociações.
Em boletim enviado no final desta segunda, a FNU diz que enviou oficio ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, "solicitando que ele receba as lideranças sindicais para discutir a retomada das negociações, mas em bases mais justas" O sindicato ainda afirma, enquanto aguarda resposta, que "a bola agora está com a holding e o governo"."

Nenhum comentário:

Postar um comentário